segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Receita de Chaláh - מתכון לחלה

A Chaláh חלה , pronuncia-se Ráláh (no plural Chalot - Rálót חלות) é um pão trançado, que se produz em geral na sexta feira, para a celebração do Shabbat e dias santos, é também usada para consumo nas refeições de sexta feira à noite, o almoço de Shabbat e o Jantar, após a Havdaláh, quando se voltam a acender as velas nesse dia, e isto por não se poder cozinhar no dia de Shabbat.

Abaixo está a receita e os respectivos ingredientes necessários, bem como o video que vos ajudará a ver todo o processo.

Ingredientes da Massa

1 pacote de fermento fresco de padeiro de 60 g,
4 ovos (3 para a massa),
7 chávenas de chá (xícaras) de farinha de trigo,
1/2 chávena de chá (xícara) de óleo, ou margarina de culinária,
1 colher (de chá) de sal de mesa,
1/2 chávena de chá (xícara) de açúcar,
2 copos de água morna.

Preparação da Challá

Dissolver o fermento em água morna, adicionar o açúcar, sal e a metade da farinha. Misturar bem e adicionar o ovo, o óleo ou margarina se preferir e o restante da farinha a pouco e pouco. (Antes da massa ficar espessa, pode-se misturar com a batedeira.)
Ponha a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha e trabalhe a massa por uns 10 minutos. Só adicionar a farinha se necessário para trabalhar a massa para que não fique pegajosa. Deve trabalhar a massa até que ficar "elástica."

Por fim deve por a massa em uma bacia grande, untada com margarina. Vire-a para que a parte de cima também seja untada. Cubra com uma toalha húmida ou envolva uma bacia plástica com a chalá dentro, com um plástico atando as pontas. Deixe crescer em local abrigado por duas horas, sovando-a a cada 20 minutos.

Molde os dois pães conforme desejado, pode se fazer trança simples de três pedaços de massa, há a tradicional com 7 pedaços cada, e por fim, coloque-os em formas individuais, ou numa assadeira grande, bem separados um do outro. Deixe crescer até dobrar em tamanho. Pincele os lados de cima e laterais com ovo batido e espalhe sementes de papoila ou de gergelim. Por fim deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até dourarem, na imagem acima à direita a minha Challah feita em Casa.

Aqui tem o video de como fazer a Challah usada no Shabbat.

8 comentários:

  1. Receita muito boa :) já andava a procura de uma,e esta foi a melhor até agora.Todah Rabah.
    Shabbat Shalom :)

    ResponderEliminar
  2. acabei agora de fazer cheira maravilhosamente bem e é muito fofinho
    Obrigado pela receita.

    ResponderEliminar
  3. Fiz hoje. Não ficou como a da foto. Mas está fofinha. Obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelos ensinamentos! Shalom Lechá!

    ResponderEliminar
  5. Uma das melhores receitas que já vi, trabalhei em uma panificadora judaica
    Chazak esse pão era feito sempre com farinha peneirada e suco de laranja ...a receita salgada também é maravilhosa...
    Shalom Adonai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu trabalhei na panificadora chazak dono Maurício fortes e Sheila, estou procurando amigos que passaram por lá...me chamo Adriano eu e meu pai éramos padeiros fazíamos os paes se por acasoe conhecer chame 11989394268

      Eliminar
  6. Muito bom, porém o ovo é desnecessário. Muitas comunidades veganas já fazem a Chalá sem nenhum ingrediente de origem animal.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...