terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ser Judeu להיות יהודי

Eu Sou judeu, nascido em Israel e tendo-a perdido,
eu a senti voltar novamente à vida, amando-a mais do que a mim mesmo.
Eu sou judeu, porque nascido em Israel e tendo-a recuperado,
quero que me sobreviva, mais viva do que eu mesmo.
Eu sou judeu, porque a fé de Israel não exige a abdicação da minha mente.
Eu sou judeu, porque a fé de Israel exige todo o devotamento do meu coração.
Eu sou judeu, porque em todo o lugar onde o sofrimento, arranca lágrimas, o judeu chora.
Eu sou judeu, porque onde há gritos de desespero, o judeu mantém a esperança.
Eu sou judeu, porque a promessa de Israel é a promessa universal.
Eu sou judeu, porque para Israel o mundo não está concluido, os homens o estão concluindo.
Eu sou judeu, porque para Israel o homem não foi criado; os homens o estão criando.


אני יהודי, יליד ישראל, לאחר שאיבד את זה,
הרגשתי את זה שוב לחיים, לאהוב אותו יותר מאשר את עצמי
אני יהודי, יליד ישראל, משום שהיא התאוששה,
אני רוצה לשרוד, חי יותר את עצמי.
אני יהודי בגלל האמונה של ישראל אינה הדרישה התפטרותו של המוח שלי.
אני יהודי בגלל האמונה של ישראל מחייבת מסירות כולו של לבי.
אני יהודי, כי בכל מקום בו סבל, דמעות להתחיל, בוכה יהודי.
אני יהודי, כי שם יש צעקות של ייאוש, היהודי מושיט תקווה.
אני יהודי בגלל ההבטחה לישראל הוא מבטיח אוניברסלית.
אני יהודי, כי עבור ישראל והעולם לא הושלמה, גברים הם לימודיו.
אני יהודי, כי עבור ישראל האיש לא היה נוצר, ועל הגברים יוצרים.

Hagadáh de Pessach (Central Conference of American Rabbis) Editora B'nai B'rith.
Retirado do livro: "A Comunidade Israelita de Lisboa" de Marina Pignatelli.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...