quinta-feira, 15 de outubro de 2009

R - Resh



R - Resh

Rabino - רב Pessoa que estudou e aprofundou-se nas leis judaicas e formou-se recebendo sua “smiche”, seu diploma. É o mesmo que Rabi.
Rashá - רשע  “Malvado”; alusivo a um dos quatro filhos citados na Hagadá.
Rashab - רש"ב acróstico de Rabi Shalom Dov-Ber, quinto Rebe de Chabad.
Rashi Rabi Shelomô Itschaki - שלמה בן יצחק (4800-4865 da Criação - 1040-1105 E.C.); um dos maiores comentaristas da Torá e do Talmud. Viveu na França.
Rashi - רש"י célebre comentarista clássico da Torá e do Talmud.
Ratsó -  רָצוֹא aproximação, avanço.
Ratsón -  רצון vontade, desejo (N.I.T.).
Rav - הרב Lit. “rabino”.
Rebe - הרבי Sábio que serve como guia espiritual para seus seguidores chassídicos. O mais famoso actualmente é Menachem Mendel Schneerson, que foi o último Rebe do Movimento Chabad Lubavitcher.
Rebetsin - הרבנית Esposa de um rabino ou de um Rebe.
Redenção Final - סופי הגאולה Época aguardada desde a criação do mundo; Era em que o mundo será regido pela paz, entendimento entre os homens e o reconhecimento de D’us por todos.
Revií - רביעי quarta parte (parashá) da leitura semanal da Torá.
Rishonim - ראשונים Os primeiros comentaristas do Talmud.
Rochtsá - רחצה Um dos passos do sêder de Pêssach; ;”segunda ablução”; momento em que os participantes do sêder devem abluir as mãos recitando a bênção de “Netilat yadáyim”.
Rosh Chôdesh - ראש חודש Literalmente “cabeça do mês”; início de cada mês judaico comemorado como dia especial.
Rosh Hashaná - ראש השנה Lit. O primeiro do ano, ou “cabeça do ano”; início do ano judaico festejado no mês de Tishrei, que comemora a criação do Homem. Embora o mundo tenha sido criado cinco dias antes, somente o sexto dia é celebrado como Rosh Hashaná, porque antes da criação do homem não havia quem reconhecesse a soberania de D’us.
Ruach - רוח  um dos níveis da alma (N.I.T.).
Ruach hacodesh - רוח הקודש  literalmente quer dizer "Espírito Santo", inspiração profética, Ruach é o Espirito, e HaCodesh Santo.

Adaptado de Chabad.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...